top of page
  • Foto do escritorGabriela Braun

Pequenos passos



O grande segredo das pessoas que realizam seus sonhos e objetivos está na distribuição dos passos.


Vamos pensar o seguinte: eu tenho um sonho de emagrecer 10 kg. Quando eu olho para esse sonho ele parece distante e difícil. E o que acontece nessa hora é que muita gente abre mão de concretizar aquilo que deseja para sua vida porque esta distante e inatingível.


Mas e se você organizar e dividir esses 10 kg? Se ao invés de desejar emagrecer 10 kg você quiser emagrecer 2 kg a cada 2 semanas? E para isso você traça, então, um plano de como irá emagrecer esses 2 kg por semana. Parece mais atrativo?


É desse jeito que funciona o nosso cérebro. Quando olhamos para algo que desejamos e nos parece muito distante, fica difícil nos colocarmos em movimento. As crianças também pensam desse jeito. Quando você pede a elas algo que lhes parece muito distante é provável que não queiram fazer, seja por não saberem como atingir o objetivo proposto, seja porque parece muito longe.


Então a dica é fragmentar o objetivo em pequenos passos para que a criança entenda que um pequeno passo é possível de ser dado. Por exemplo: uma criança pequena esta tendo dificuldades de escrever seu nome. Mostre a ela como segurar a caneta de forma firme. Depois escreva você uma letra e oriente a criança que escreva a mesma letra. Ensine a ela como fazer para escrever cada letra e permita que ela tente e erre se for o caso. Não faça por ela. A criança passa a acreditar que é capaz quando conquista um passo por vez. Lembre-se sempre de comemorar a conquista de cada passo.


Seu filho tirou nota 5,0 em português. Você fica furiosa e exige dele 10. Na próxima prova o cinco se repete. Ele faz isso de propósito, só pode! É claro que não! Ele simplesmente não consegue visualizar como chegar aos 10. Na cabeça dele 10 está muito distante. Então você muda a estratégia e pede a ele 7,0 no próximo teste. E traça com ele um plano para conseguir a nota sete. Ele obtém 7,0, vocês comemoram. Agora já podem traçar um novo plano para chegar ao 9,0 ou aos 10 quem sabe, pois já não esta mais tão distante como no começo.



Pequenos passos, traçar um plano detalhado de como chegar a cada passo e comemorar as pequenas vitórias. Esse é o segredo para o sucesso! Na próxima vez que for pedir que seu filho desempenhe uma tarefa, experimente fazer desta forma. Ah! Faça com você também.


Ouse comemorar as suas pequenas conquistas! Não se esqueça de vir aqui me contar quais resultados você obteve.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page