top of page
  • Foto do escritorGabriela Braun

Socorro, meu filho não me ouve!


Que mãe nunca teve a sensação de não ser ouvida pelo filho? Eu mesma sinto isso várias vezes. Nesses momentos eu paro e penso: o que eu não estou escutando do meu filho? Que mensagem eu quero passar para ele?


O que acontece é que, muitas vezes, nós não nos damos conta de que a forma como estamos nos comunicando com as crianças não esta sendo efetiva. Jogamos para o outro a responsabilidade da nossa comunicação. Eu sempre falo aqui em casa, quando temos “problemas de comunicação” que a responsabilidade de passar a mensagem de forma clara é do comunicador.


Então, nesse momento, pare um segundo e reflita: você esta sendo clara na mensagem para seu filho? Que tipo de comunicação esta usando? Lembre-se que não nos comunicamos apenas pela fala. Na verdade, a comunicação oral representa muito pouco na nossa comunicação. Comunicamos-nos com os olhos, com o rosto (nossas expressões), como as nossas mãos e com nosso corpo. A forma como você se posiciona na frente do seu filho quando vai falar com ele importa muito. Não adianta ter uma voz suave e falar baixo se todo seu corpo estiver gritando.


Outro ponto importante da comunicação é perceber com que frequência você interrompe seu filho quando ele esta falando, dá um sermão ou, simplesmente ordena coisas enquanto ele tenta falar com você. Se você não escuta seu filho, ele também não irá escutar o que você diz. Essa é uma dica importante para que a comunicação de vocês melhore. As crianças costumam escutar depois de se sentirem ouvidas!


Você pode, enquanto ele fala, fazer perguntas de validação para ver se o esta compreendendo o que ele fala, como por exemplo: deixa eu ver se entendi o que você esta me dizendo ... e repete o que entendeu. Ou então: você pode me dar um exemplo? Mais alguma coisa que você queira me falar?

Quando a criança terminar de falar, pergunte a ela se agora ela esta disposta a ouvir o que você tem a dizer. Se você estiver conversando com ela sobre algo a ser resolvido, procure focar sempre na solução. Quando focamos na solução e não no problema estamos ajudando nossos filhos a encontrarem saídas criativas para os desafios que a vida lhes apresentar. Procure encontrar uma solução que seja boa para vocês dois. Resolver problemas através do consenso é sempre melhor do que resolver através da imposição.


Esse texto te ajudou? Então dá um like e marca uma mãe que você acredita que esta precisando de ajuda para melhorar sua comunicação com seu filho.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page