top of page
  • Foto do escritorGabriela Braun

Existe uma relação de desrespeito entre pais e filhos

Marshall Rosemberg em seu livro, Criar filhos compassivamente, fala que é muito mais fácil desumanizar alguém pelo simples fato de ver essa pessoa como "meu filho". Essa fala veio após Marshall realizar uma série de oficinas com mães e pais e propor a divisão dos participantes em dois grupos que ficam em ambientes separados.



Os grupos recebem a tarefa de escrever em uma folha um diálogo com alguém em uma situação conflituosa. O conflito era orientado pelo próprio Marshall, sendo o mesmo para ambos os grupos. A diferença estava nas pessoas que participam do conflito: um grupo tem o conflito com um filho e o outro com um adulto. Quando os dois grupos vão apresentar os diálogos que construiram uma grande diferença entre o grau de respeito e compaixão é percebido em cada um dos casos. O grupo que trabalhou com o conflito entre pais e filhos sempre apresentava uma discussão menos respeitosa e compassiva quando comparada com a discussão entre dois adultos. Isso mostra, de um jeito bastante doloroso o quanto somos capazes de desrespeitar mais alguém pelo simples fato dele ser "meu filho".


Você já parou para pensar sobre isso? Como é a sua relação com seu filho? Hoje à noite, às 21h, farei uma live com a @carolinanalon no meu instagram para falarmos um pouco sobre como melhorar a nossa comunicação com os filhos a partir dos principios da CNV. Borá?

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page