top of page
  • Foto do escritorGabriela Braun

Divertidamente!



Você já assistiu ao filme divertidamente? Nele são abordadas quatro emoções: raiva, tristeza, nojo e medo. De forma lúdica e divertida o filme nos mostra como nosso cérebro processa essas emoções e o que acontece com nosso corpo ao vivenciar cada uma delas.


Aprender a lidar com as emoções é uma das habilidades mais importantes que podemos conquistar para nossa vida para que, desse jeito, possamos ensinar nossos filhos a realizarem a gestão das suas emoções. Pedro Vieira criador do modelo LASER, nos fala sobre as necessidades emocionais das crianças e como podemos ajuda-las com isso.


Nesse modelo, Pedro Vieira fala que as crianças possuem quatro tipos de necessidades emocionais para se sentirem bem, felizes e saudáveis. Quando essas necessidades não são atendidas de alguma forma, a criança passa a expressar isso através de comportamentos que,comumente, chamamos de desafiadores. E quais são essas necessidades?


- Importância e reconhecimento;

- Experiência e novidade;

- Segurança e conhecimento;

- Conexão e pertencimento.


Analisando as características de cada criança é possível deduzir qual a intensidade de cada uma dessas necessidades. Por isso, sempre reforço que nosso papel como pais e cuidadores é o de sermos verdadeiros detetives investigativos dos nossos filhos. Percebê-los, conhecê-los na sua essência nos dará muitas dicas a cerca dos motivadores dos comportamentos desafiadores ou inadequados.





Crianças com grande necessidade de importância e reconhecimento possuem as seguintes características: são confiantes, persistentes, líderes; podem ser competitivas, gostam de estar no centro das atenções e ser elogiadas; tem muita necessidade de se sentir especial, única; podem ser rotuladas como egoístas, exigentes, rudes. Quando não tem as suas necessidades atendidas podem apresentar comportamentos como: dificuldade de socialização, ciúmes de outras crianças, dependência extrema de atenção.


Crianças com grande necessidade de experiência e novidade possuem as seguintes características: são divertidas, exploradoras; gostam de estar com pessoas; podem ser bastante conversadoras e inquietas, com dificuldade de ficar sentada no mesmo lugar e fazer a mesma coisa durante muito tempo; machucam-se frequentemente, pois são destemidas; estão sempre buscando novas experiências, divertidas e desafiadoras; podem ser rotuladas como hiperativas, intensas. Quando não tem suas necessidades atendidas podem apresentar os seguintes comportamentos: dificuldade em ouvir “não” para situações perigosas para sua idade; testar limites de forma perigosa; assumir comportamento social adulto; expressar sentimentos de forma intensa e calorosa ao se sentir controlada.


Crianças com necessidade de segurança e conhecimento possuem as seguintes características: são mais reservadas, analíticas, intelectuais; não costumam reagir bem à novidade; diante de novas situações revelam comportamentos desafiadores; brincam bastante sozinhas, preferindo brincadeiras calmas; não gostam de ser o centro das atenções, gostam de rotina, controle e aprender coisas novas; podem ser rotuladas como tímidas, criticas. Quando não possuem suas necessidades atendidas podem apresentar os seguintes comportamentos: irritabilidade em situações sociais; vergonha em excesso; dificuldade de comunicação com os pais; fechar-se em seus próprios sentimentos.


Crianças com necessidade de conexão e pertencimento apresentam as seguintes características: são emocionais, meigas pensadoras; adoram estar com a família e geralmente seu universo gira à volta das pessoas que a compõem; gosta de contato físico, abraços, beijos, carinho; preocupa-se com o bem estar dos outros; tem grande necessidade de presença, de receber amor dos seus cuidadores, podem ser rotuladas como sensíveis. Quando não possui suas necessidades atendidas podem apresentar os seguintes comportamentos: carência; ciúmes; grande apego a um dos seus cuidadores; dificuldade em lidar com situações que requer autonomia; emoções em desequilíbrio.


Conseguiu identificar seu filho em algum desses 4 grupos? Quer saber como podemos ajudar a criança a suprir sua necessidade e mudar o comportamento desafiador? Envia uma mensagem que te ajudo com isso!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page